Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Amostragem de água subterrânea acreditada

Amostragem de água subterrânea acreditada

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

AMOSTRAGEM ACREDITADA

A amostragem de água subterrânea acreditada tem como principal objetivo no gerenciamento de áreas contaminadas confirmar a existência de contaminação em fase dissolvida.

Diversos parâmetros físico-químicos são monitorados durante a realização da amostragem de água subterrânea acreditada, sendo eles: turbidez, oxigênio dissolvido, potencial redox, potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica e temperatura. Tais parâmetros são indicadores de qualidade, devendo apresentar uma determinada faixa de variação entre as medições antes da realização da amostragem de água subterrânea acreditada.

A amostragem de água subterrânea acreditada ocorre em todos os estudos ambientais que envolvem o gerenciamento de áreas contaminadas, com exceção da avaliação preliminar, ou seja, desde a investigação ambiental confirmatória até a última campanha de monitoramento para encerramento.

A Resolução SMA nº 100, de 17/10/2013, determina que o método de amostragem por baixa vazão deve ser utilizado na amostragem de água subterrânea acreditada. A empresa executante necessita de acreditação do Inmetro (CGCRE) de acordo com a Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005.

Para a realização da amostragem de água subterrânea acreditada e o monitoramento dos parâmetros físico-químicos são utilizadas bombas de vazão controlável nos poços de monitoramento, causando o rebaixamento mínimo do nível d’água no interior dos poços amostrados, de acordo com a vazão de recuperação dos mesmos. Desta forma, há uma maior preservação das condições naturais da amostra representativa do aquífero, com baixa volatilização dos contaminantes e sólidos em suspensão.

Após constatar a estabilização dos parâmetros indicadores de qualidade é realizada a amostragem de água subterrânea acreditada.

Para garantir a qualidade da amostragem, são coletadas amostras de controle, ou seja, branco de viagem, branco de campo e branco de equipamento.

O branco de viagem tem como objetivo apresentar que as amostras de água subterrânea não sofreram contaminação externa durante o transporte até o laboratório.

O branco de campo consiste em coletar uma amostra de água deionizada no local dos trabalhos de amostragem da água subterrânea acreditada, podendo desta forma ser analisado uma possível interferência do meio externo.

Já o branco de equipamento consiste em passar uma amostra de água deionizada através do equipamento de amostragem, comprovando a inexistência de contaminação cruzada entre os poços de monitoramento.

Amostragem de água subterrânea acreditada

Gostou? compartilhe!