Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Consultoria ambiental para construtoras

Consultoria ambiental para construtoras

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

ASSESSORIA PARA CONSTRUTORAS

A consultoria ambiental para construtoras é de grande importância para avaliação do contratante quanto aos custos envolvidos no gerenciamento de uma área contaminada ou com suspeita de contaminação previamente ao início das obras a serem realizadas no terreno investigado.

Devido à grande expansão nos centros urbanos, muitos terrenos ocupados por indústrias e demais atividades com potencial de contaminação sofreram processos de contaminação dos compartimentos ambientais, e, para instalação de uma nova edificação, seja ela comercial, industrial ou residencial, é necessária a investigação da área para garantir a ausência de risco aos futuros receptores expostos no local.

A Importância da Consultoria Ambiental para Construtoras

A consultoria ambiental para construtoras, realizada pela Éllu Ambiental, avalia os processos necessários para investigação inicial da área, auxiliando seus clientes quanto à viabilidade dos projetos a serem executados, desde o valor do terreno ou imóvel, que pode variar muito de acordo com os riscos associados às atividades executadas no local anteriormente, até os custos de uma possível remediação caso haja contaminação.

Ao iniciar uma obra, caso o site encontre-se contaminado, os trabalhadores podem ser expostos aos contaminantes através de volatilização dos compostos químicos, ingestão de partículas e contato dérmico com o solo contaminado, ou até mesmo a ingestão e contato dérmico com a água subterrânea contaminada, podendo trazer grandes prejuízos à saúde dos trabalhadores civis.

Consultoria Ambiental para Construtoras em imóveis aterrados

A consultoria ambiental para construtoras também deve avaliar os riscos da compra de imóveis aterrados. Muitas vezes, os solos destinados ao aterramento de imóveis provém de locais contaminados, transportando a massa de contaminantes de um local a outro, trazendo enormes prejuízos ao meio ambiente. Tal fato ocorre, na maioria das vezes, por falta de orientação de uma consultoria ambiental para construtoras e economia dos próprios donos dos terrenos, adquirindo um solo de má qualidade sem as certificação e documentações legais exigidas que comprovem a origem e características do solo destinado.

A consultoria ambiental para construtoras recomenda que, antes do empreendedor adquirir um novo terreno ou edificação, sejam levantadas todas as informações em relação ao histórico de ocupação, atividades executadas na área, documentações existentes sobre o local na Prefeitura Municipal e Órgãos Ambientais, até a busca de informações com residentes antigos da região e comerciantes locais, para que, antes das transações, possa ser avaliado o custo-benefício para prevenção de prejuízos financeiros.

Saiba mais sobre as regiões que atendemos em:

Gostou? compartilhe!