Clique nas imagens para ampliar
As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.
REMEDIAÇÃO DO SOLO
A descontaminação de solo é um processo utilizado quando constata-se risco à saúde humana e ao meio ambiente a partir do estudo de avaliação de risco.
Os riscos referem-se geralmente ao contato com o solo superficial e subsuperficial, através de inalação de vapores, inalação de partículas, contato dérmico, ingestão direta, ingestão de vegetais e ingestão de água subterrânea a partir da lixiviação do solo contaminado.
Como processos utilizados para descontaminação do solo podemos citar:
- Remoção e destinação do solo contaminado classificado como resíduo classe I – perigoso;
- Lavagem do solo, através da escavação e remoção do solo do local original e tratamento físico com aditivos (geralmente um ácido orgânico ou inorgânico) sendo o pH corrigido após o processo para devolução do solo ao local de origem;
- Biorremediação, através da introdução de microorganismos com o principal objetivo de degradação dos compostos químicos para descontaminação de solo;
- Técnica de Landfarming, misturando o solo com um material que promova a proliferação de bactérias para degradação aeróbica dos contaminantes;
- Oxidação química, introduzindo na zona não satura compostos químicos capazes de reagir com os contaminantes promovendo a degradação dos mesmos.
As técnicas de descontaminação de solo por lavagem e Landfarming são mais difíceis de serem executadas, pois são realizadas ex situ enquanto as demais técnicas de descontaminação de solo são realizadas no próprio local de origem.
A biorremediação e a oxidação química são técnicas bastante interessantes para descontaminação de solo devido à aplicação in situ, não sendo necessária a movimentação do solo contaminado para fora do site.
A técnica de oxidação química é bastante utilizada em projetos para remediação de áreas contaminadas. Normalmente, utiliza-se como oxidante o persulfato de sódio devido sua alta solubilidade, muito utilizado para tratamento de zonas fonte. O persulfato de sódio é eficaz no tratamento de uma ampla variedade de contaminantes recalcitrantes, incluindo solventes, hidrocarbonetos derivados do petróleo e PAHs.
A seleção da melhor técnica para descontaminação de solo vai depender dos contaminantes presentes na área de estudo, da quantificação da contaminação, dos custos do tratamento de descontaminação de solo e dos cenários de risco envolvidos, levando sempre em consideração a proteção dos receptores existentes.
Gostou? compartilhe!