Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Empresas de engenharia ambiental

Empresas de engenharia ambiental

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

ENGENHARIA AMBIENTAL

A conservação do meio ambiente tem se tornado um assunto muito comum devido ao grande crescimento da conscientização sobre a preservação da natureza, levando em consideração a qualidade de vida de todos os seres que abrigam o planeta.

Além da preocupação com o futuro das espécies e a qualidade do meio ambiente, a fiscalização pelos órgãos ambientais e demais setores competentes ganharam força nos últimos anos, aplicando as penalidades cabíveis às pessoas e instituições que infringem as leis ambientais.

Apesar do assunto ter se popularizado, é comum no ambiente corporativo a falta de conhecimento das ações necessárias para intervenções ambientais, sendo de extrema importância a assessoria de empresas de engenharia ambiental para empresários, diretores e gestores de diversos segmentos.

Os principais objetivos das empresas de engenharia ambiental são avaliar as consequências e impactos ambientais que determinada ação ou projeto acarretará ao local, minimizando os riscos e prejuízos ao meio ambiente, levando em consideração as legislações vigentes.

Os principais estudos realizados pelas empresas de engenharia ambiental estão relacionados ao licenciamento ambiental, manejo de espécies arbóreas, compensação ambiental, estudo de impacto ambiental, destinação e gerenciamento de resíduos, gerenciamento de áreas contaminadas, entre outros.

As empresas de engenharia ambiental possuem diversos estudos técnicos relacionados à preservação e conservação do meio ambiente, sendo a principal área de atuação da Éllu Ambiental o gerenciamento de áreas contaminadas.

Para a realização de uma boa investigação ambiental, as empresas de engenharia ambiental que realizam os estudos técnicos relacionados ao gerenciamento de áreas contaminadas, devem coletar o máximo de informações sobre o local de estudo, detalhando todos os processos com potencial de contaminação que a área abrigou.

Após o levantamento de todas as informações com o responsável pela área, as empresas de engenharia ambiental devem fazer um levantamento histórico através de imagens aéreas, entrevistas com residentes e comerciais locais, levantamento de processos e documentações em prefeituras e demais órgão públicos além da vistoria de campo.

A partir das informações detalhadas da primeira avaliação realizada, os técnicos especializados das empresas de engenharia ambiental elaboram o plano de investigação para realização dos trabalhos de campo e das etapas seguintes do gerenciamento de áreas contaminadas.

Gostou? compartilhe!