Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Instalação de poços de monitoramento

Instalação de poços de monitoramento

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

POÇOS DE MONITORAMENTO

A instalação de poços de monitoramento é extremamente necessária em uma área em que há suspeita de contaminação da água subterrânea.

O poço de monitoramento tem como principal função facilitar o acesso à água subterrânea, para a inspeção da mesma. A inspeção pode ser executada de várias formas: inspeção visual (removendo uma quantidade de lÍquido para visualização); inspeção eletrônica (direcionando um aparelho de medição específica até a profundidade de interesse); e, inspeção química (onde uma alíquota do líquido é direcionada a um laboratório para análise).

Técnicas de Perfuração para Instalação de Poços de Monitoramento

No Brasil, o mercado dispõe de várias técnicas de perfuração para instalação de poços de monitoramento, as mais comuns são:

  • Perfuração por trado manual – como o próprio nome diz, esta perfuração é feita de forma manual com o auxilio de ferramentas como: chave de grifo, tripé, moitão, trado tipo copo, peso de 65Kg e tubos revestimentos;
  • Perfuração por equipamento rotativo – executado com brocas tipo helicoidal de diferentes tipos de material. O tipo de material da broca é definido de acordo com o tipo de litologia e pedologia do local da perfuração;
  • Perfuração por perfuratriz hollow auger - este equipamento conta com a perfuração com brocas “ocas”, onde é possível realizar a instalação de poços de monitoramento sem sacar as brocas para a superfície.

Apesar de haver várias empresas no mercado que executam a instalação de poços de monitoramento, poucas sabem fazer isso de forma responsável. Dependendo do tipo de área em que o poço deve ser instalado, a experiência, a cautela e o conhecimento são essenciais.

Para executar a instalação de poços deve-se conhecer a fundo o modelo conceitual que a área possui, conhecer os tipos de contaminantes que podem ser encontrados, os tipos litológicos e pedológicos existentes no local, saber qual é a zona de fluxo de interesse para a inspeção da água subterrânea, conhecer as camadas hidroestratigráficas, etc.

A instalação de poços de monitoramento executada de forma errada pode cruzar contaminação entre camadas, perder concentrações de interesse ou até não ter volume de água dentro do poço.

A Éllu Ambiental possui técnicos especialistas em serviços de campo para instalação de poços de monitoramento.

Gostou? compartilhe!