Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Investigação ambiental confirmatória

Investigação ambiental confirmatória

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

INVESTIGAÇÃO CONFIRMATÓRIA

A investigação ambiental confirmatória é o estudo realizado a partir dos dados obtidos na avaliação ambiental preliminar, compondo a segunda etapa do gerenciamento de áreas contaminadas.

A investigação ambiental confirmatória tem como principal objetivo confirmar a presença ou ausência de contaminação na área alvo de estudo, bem como levantar informações para caracterização do meio físico.

Para execução da investigação ambiental confirmatória, são realizadas sondagens de investigação para coleta de amostras de solo para análises químicas dos compostos relacionados aos processos executados na área, a fim de verificar a possível contaminação deste compartimento ambiental, nas zonas não saturada e saturada, de acordo com as áreas com potencial de contaminação e suspeitas de contaminação definidas na primeira etapa de investigação (avaliação ambiental preliminar).

Para verificação da qualidade da água subterrânea na investigação ambiental confirmatória, são instalados poços de monitoramento localizados na porção mais rasa do aquífero, para coleta de amostras de água subterrânea para análises químicas das substâncias de interesse.

As amostras coletadas são encaminhadas para laboratórios acreditados de acordo com as exigências normativas, e a partir dos resultados obtidos, através da comparação dos mesmos com os valores de intervenção determinados pelos órgãos ambientais, é constatada a presença ou ausência de contaminação para cada composto analisado.

No relatório de investigação ambiental confirmatória são apresentados todos os dados referentes às etapas de campo bem como a interpretação dos resultados obtidos durante o estudo por técnico especializado.

As etapas de campo da investigação ambiental confirmatória compreendem a realização de sondagens de investigação, coleta de amostras de solo para análises químicas, descrições litológicas, instalação de poços de monitoramento, coleta de amostras de água subterrânea para análises químicas, monitoramento do nível d’água e levantamento topográfico, este último para obtenção de dados necessários para verificação do fluxo subterrâneo através da elaboração de mapa potenciométrico.

Após a realização dos trabalhos de campo, para elaboração do relatório de investigação ambiental confirmatória, são apresentados todos os dados obtidos na área bem como os laudos analíticos do solo e da água subterrânea. São realizados então, croquis com a localização das plumas de contaminação existentes.

Sendo constatada contaminação no local de estudo, o modelo conceitual é atualizado, direcionando as próximas medidas a serem tomadas no gerenciamento de áreas contaminadas através da realização da investigação ambiental detalhada.

Gostou? compartilhe!