Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Investigação ambiental detalhada

Investigação ambiental detalhada

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

INVESTIGAÇÃO DETALHADA

A investigação ambiental detalhada compreende a terceira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas, executada após a avaliação ambiental preliminar e investigação ambiental confirmatória.

O principal objetivo da investigação ambiental detalhada é delimitar a contaminação identificada na etapa anterior (investigação ambiental confirmatória), seja ela em fase livre, retida ou dissolvida.

Para delimitação da contaminação em fase retida na investigação ambiental detalhada são realizadas sondagens de investigação para coleta de amostras de solo em pontos estratégicos. Já para a água subterrânea, são instalados poços de monitoramento na porção rasa do aquífero para delimitação da contaminação no plano horizontal e poços multiníveis na porção mais profunda do aquífero para delimitação da contaminação no plano vertical.

As amostras coletadas na investigação ambiental detalhada são encaminhadas para análises químicas das substâncias de interesse por laboratórios acreditados conforme exigências legislativas.

Na investigação ambiental detalhada também são realizadas a coleta de amostras de solo para análises físicas tais como: densidade aparente, porosidade total, macroporosidade, microporosidade, umidade, condutividade elétrica, densidade de partículas, pH, fração de carbono orgânico, matéria orgânica e granulometria, para classificação do meio físico e comprovação dos resultados de litologia descritos em campo.

Também são realizados ensaios de permeabilidade na investigação ambiental detalhada com o objetivo de adquirir dados do meio físico para avaliação do comportamento dos contaminantes nos compartimentos ambientais.

Assim como na investigação confirmatória, no relatório de investigação ambiental detalhada são apresentados todos os dados referentes às etapas de campo, laudos analíticos das amostras coletadas e interpretação dos resultados por técnico especializado.

São elaboradas seções hidrogeológicas para visualização da contaminação no plano vertical, além de plantas com a delimitação das plumas no plano horizontal.

São apresentados ainda, todos os dados litológicos obtidos durante a realização das sondagens de investigação, estudos sobre geologia e hidrogeologia, compilando as informações do monitoramento da água subterrânea, ensaios de permeabilidade e resultados das análises físicas realizadas no local.

Após o dimensionamento da contaminação, o modelo conceitual é atualizado subsidiando a próxima etapa de investigação, que consiste na realização da avaliação de risco à saúde humana e ao meio ambiente, considerando todos os compostos químicos observados em concentrações superiores aos valores de intervenção.

Gostou? compartilhe!