Clique nas imagens para ampliar
As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.
INVESTIGAÇÃO DE PASSIVO AMBIENTAL
A etapa de Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental é a segunda etapa a ser realizada no Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Esta é realizada logo após a Investigação Preliminar de Passivo Ambiental, se a área for considerada como área suspeita de contaminação.
Na etapa de Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental, todas as suspeitas em relação a existência de contaminação ou não, são sanadas, pois o intuito principal desta etapa é investigar as áreas fontes, identificadas no estudo de Investigação Preliminar de Passivo Ambiental, e verificar se há ou não a presença de contaminantes no solo e/ou na água subterrânea.
Várias técnicas de identificação de contaminantes podem ser utilizadas nesta etapa, as principais delas são:
- Sondagem para amostragem de solo;
- Sondagem para instalação de poços de monitoramento;
- Amostragem de água subterrânea;
- Malha de Gás (Soil Gas);
- Amostragem de solo multi-incrementos;
- Geofísica;
- Sondagem de alta resolução; entre outros.
A técnica para a Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental deve ser escolhida de acordo com a necessidade de cada área. Sempre visando o melhor custo-benefício, cruzando as questões custo, qualidade, tempo e eficiência.
Todo plano de trabalho e seleção de métodos de investigação de passivo ambiental do estudo de Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental, devem estar contidos no relatório de Investigação Preliminar de Passivo Ambiental, de acordo com a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C de 07 de Fevereiro de 2017 da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
Todo o trabalho executado na Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental deve estar em conformidade com a DD 038/2017/C. A DD 038/2017/C solicita alguns quesitos básicos para o estudo de Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental, tendo como principais solicitações:
- Planta atualizada da área, com localização das áreas fontes de contaminação e justificativa das mesmas;
- Apresentação de seções representativas das sondagens;
- Perfil construtivo dos poços de monitoramento instalados;
- Mapa potenciométrico para indicação do sentido do fluxo subterrâneo do aquífero freático;
- Atualização do Modelo Conceitual;
- Laudos analíticos emitidos por laboratório acreditado acompanhado de suas cadeias de custódia;
- Interpretação de resultados.
Gostou? compartilhe!