Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Investigação detalhada de passivo ambiental

Investigação detalhada de passivo ambiental

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

INVESTIGAÇÃO DETALHADA

A metodologia de estudo empregada para os projetos de Investigação Detalhada de Passivo Ambiental é bem semelhantes à empregada ao estudo de Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental, com instalação de poços de monitoramento, amostragem de solo e amostragem de água subterrânea, porém, o intuito dos estudos é diferente.

No estudo de Investigação Confirmatória de Passivo ambiental o principal objetivo é saber se a área está ou não contaminada. Já no estudo de Investigação Detalhada de Passivo Ambiental, já sabemos que a área está contaminada, porém o estudo tem objetivo de detalhar a fundo este passivo.

A Investigação Detalhada de Passivo Ambiental normalmente é a terceira etapa do gerenciamento de uma área contaminada. O estudo de Investigação Detalhada de Passivo Ambiental é realizado após a execução dos projetos de Investigação Preliminar de Passivo Ambiental e Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental, este serve para o detalhamento da contaminação existente em determinada área.

O estudo contempla a quatificação da massa dos contaminantes, tanto em fase dissolvida, retida e gasosa; delimita os limites das plumas de contaminação em todas as direções e sentidos; detalha todo o meio físico subterrâneo local e o comportamento dos contaminantes.

Importância de uma Investigação Detalhada de Passivo Ambiental bem executada

É de extrema importância um estudo de Investigação Detalhada de Passivo Ambiental de qualidade e bem executado, pois todas as outras etapas de gerenciamento dependem dos resultados deste estudo, os seja, a eficiência da remediação e tomada de demais ações necessárias dependerá dos resultados obtidos nesta etapa.

Todos os cálculos da avaliação de risco são baseados nos resultados do estudo de Investigação Detalhada, as áreas de restrições definidas no plano de intervenção e as metas de remediação, tem base nos resultados apontados neste estudo.

Se minha área necessitar de um estudo de Investigação Detalhada de Passivo Ambiental, o que eu faço?

Caso sua área necessite de um estudo de Investigação Detalhada, procure por uma consultoria ambiental especializada em gerenciamento de áreas contaminadas.

Gostou? compartilhe!