Clique nas imagens para ampliar
As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.
INVESTIGAÇÃO AMBIENTAL
A investigação do solo é a primeira etapa realizada nos estudos de investigação ambiental confirmatória e investigação ambiental detalhada.
Com uma investigação do solo adequada e minuciosa podemos definir a zona de fluxo do contaminante e realizar a correta instalação dos poços de monitoramento na zona de interesse, ou seja, a maior zona de fluxo do contaminante.
O estudo de investigação ambiental confirmatória tem o intuito de investigar todas as áreas fontes poluidoras atuais ou passadas, e se há contaminação ou não para os compostos de interesse.
As amostras coletadas na investigação do solo são encaminhadas à um laboratório acreditado para análises químicas dos compostos de interesse. Caso as concentrações obtidas apresentem valores superiores aos valores de intervenção utilizados como referência (determinados pelos órgãos ambientais) é constatada a contaminação em fase retida.
No estudo de investigação ambiental detalhada a investigação do solo terá o intuito de delimitar as concentrações da pluma de fase retida, nos planos horizontal e vertical, e se esses valores encontrados apresentam risco para o meio ambiente e para a saúde humana, de acordo com as vias de exposição e receptores existentes no local.
Para a investigação do solo e definição das unidades hidroestratigráficas, quantificação da massa dos contaminantes, ensaios geotécnicos, leitura de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), descrição do perfil litológico e amostragem do solo sem a perda de compostos por volatilização, deve-se usar o método de cravação de liner. Este método visa garantir as condições mais próximas à realidade do que é encontrado em subsuperfície uma vez que o mesmo preserva ao máximo as condições originais da amostra coletada.
Remediação após a investigação do solo
Após a investigação do solo contaminado, caso seja constato risco à saúde humana e ao meio ambiente, deve ser iniciado o processo de remediação. Podemos citar como principais métodos utilizados para a remediação do solo a biorremediação e o processo de oxidação.
A definição da técnica varia para cada projeto, dependendo do grau de contaminação, granulometria do solo, extensão da pluma e o tipo de contaminante.
Um estudo detalhado, bem executado, poderá fornecer essas informações confiáveis para execução do plano de intervenção e dimensionamento do sistema, métodos e os equipamentos adequados.
Gostou? compartilhe!