Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Laudo de constatação ambiental

Laudo de constatação ambiental

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

ETAPAS DE GERENCIAMENTO PARA EMISSÃO DO LAUDO DE CONSTATAÇÃO AMBIENTAL

O laudo de constatação ambiental pode ser dividido em três etapas de trabalho. A primeira etapa trata-se do estudo de avaliação preliminar, que tem como objetivo caracterizar as áreas desenvolvidas na área sob avaliação. O intuito desse estudo é identificar área fontes ou fonte potenciais e indícios de contaminação, para assim classificar a área como suspeita de contaminação ou não, gerando um laudo de constatação ambiental, orientando para execução das demais etapas do gerenciamento de áreas contaminadas.

Após a etapa de avaliação preliminar é realizado o estudo de investigação confirmatória, levando em consideração o plano de investigação e seguindo o modelo conceitual definido na avaliação preliminar. O objetivo dessa etapa é confirmar ou não a existência de contaminação na área de avaliação. Nessa etapa devem ser investigadas todas as áreas fontes potenciais de contaminação identificadas na avaliação preliminar, e também a obtenção de dados para caracterização dos meios físicos.

Se confirmada a contaminação no laudo de constatação ambiental do estudo de investigação confirmatória, deve ser realizado o estudo de investigação detalhada conforme modelo conceitual atualizado. O objetivo desse estudo é caracterizar o meio físico, determinar as concentrações dos contaminantes em fase retida, fase livre e fase dissolvida e definir as plumas de contaminante de forma horizontal e vertical. Com os resultados dos estudos deve ser feita a avaliação de risco para cada cenário identificado na área avaliada.

 Após a emissão do laudo de constatação ambiental da etapa de investigação detalhada, caso seja constatado riscos para os cenários apresentados para a área, deverá ser elaborado um plano de intervenção.

O laudo de constatação ambiental referente ao plano de intervenção é elaborado a partir da análise de risco a saúde humana e ao meio ambiente, levando em consideração todos os cenários de exposição e receptores existentes no local.

Gostou? compartilhe!