Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Poços de monitoramento de águas subterrâneas

Poços de monitoramento de águas subterrâneas

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

POÇOS DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

Poços de monitoramento de águas subterrâneas são construídos após a avaliação preliminar em locais definidos como de interesse no modelo conceitual e definidos no plano de investigação confirmatória.

Essa construção deve obedecer a ABNT NBR 15495 parte 1: Projeto e construção, e parte 2: Desenvolvimento.

O objetivo da instalação de poço de monitoramento de águas subterrâneas, é de proporcionar condições para amostragem de água subterrânea para análise química e física, podendo assim definir a quantificação de contaminantes presente naquele local.

A partir das concentrações obtidas com as análises químicas realizadas, os valores são comparados com os limites de intervenção determinados pelos órgãos ambientais, podendo desta forma, ser constatada a presença ou ausência de contaminação na área de estudo.

Instalação de poços de monitoramento de águas subterrâneas

A instalação de poços de monitoramento de águas subterrâneas pode ser feitas através de sondagens de investigação manuais ou sondagens de investigação mecanizadas. Após a perfuração são colocados tubos geomecânicos com a seção filtrante do poço posicionada na área de fluxo dos contaminantes. Para finalização da instalação dos poços de monitoramento de águas subterrâneas é colocado o pré-filtro até atingir uma altura superior à seção filtrante, e selo de bentonita, para que não haja interferência de camadas de fluxo superiores. Para acabamento dos poços de monitoramento de águas subterrâneas é construída a laje de proteção com a câmara de calçada, além da calda de cimento acima da bentonita evitando a percolação de líquidos para o interior do poço.

Objetivo da instalação de poços de monitoramento de águas subterrâneas

A instalação de poços de monitoramento de águas subterrâneas é realizada em duas etapas diferentes:

  • A primeira é na investigação confirmatória, onde são instalados poços de monitoramento para constatação ou não de contaminação na água subterrânea.
  • A segunda é na investigação detalhada onde o objetivo é delimitar a pluma de contaminação em fase livre e dissolvida no plano horizontal e vertical. Para delimitação das plumas no plano vertical é realizado a instalação de poços em uma profundidade maior e em zonas de fluxos diferentes, geralmente após uma camada com baixa capacidade de transporte, onde, durante a instalação deve-se tomar cuidado para que não exista contaminação cruzada. Esses poços são chamados de poços multiníveis.

Gostou? compartilhe!