Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662
Recuperação de áreas contaminadas

Recuperação de áreas contaminadas

Clique nas imagens para ampliar

As informações a seguir tem como objetivo auxiliar estudantes, docentes, profissionais da área ambiental e empresas de consultoria que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas.

RECUPERAÇÃO AMBIENTAL

A recuperação de áreas contaminadas faz parte dos processos do gerenciamento de áreas contaminadas.  Este processo é realizado após os estudos que confirmam, detalham, quantificam e calculam os riscos do passivo ambiental, ou seja, os estudos denominados: avaliação preliminar; investigação ambiental confirmatória; investigação ambiental detalhada; análise de risco à saúde humana e ao meio ambiente; remediação ambiental; monitoramento para encerramento; e, solicitação do termo de reabilitação para uso declarado.

Existem várias técnicas de recuperação de áreas contaminadas, tais como: remediações físicas, através da instalação de sistemas de bombeamento, tratamento, entre outros; remediações químicas, através da utilização de produtos capazes de reagir com as substâncias químicas de interesse reduzindo a massa dos contaminantes e das plumas existentes; remediações biológicas, através da inserção de microrganismos capazes de degradar os contaminantes existentes no site; remoções de solo para destinação de acordo com as legislações vigentes para compostos perigosos (resíduos contaminados), entre outras.

Como obter sucesso na recuperação de áreas contaminadas?

A Éllu Ambiental é uma empresa que está há vários anos no mercado de gerenciamento de áreas contaminadas, sendo assim, possui vários casos de sucesso na recuperação de áreas contaminadas. O segredo para isso está principalmente relacionado a seu qualificado corpo técnico.  A Éllu Ambiental conta com uma equipe formada por Engenheiros Ambientais, Geólogos, Biólogos, Gestores Ambientais, e todos eles, possuem uma vasta experiência na recuperação de áreas contaminadas.

Outro segredo para o sucesso dos projetos de recuperação de áreas contaminadas é a excelência nos estudos que antecedem esta etapa. A Éllu Ambiental trabalha de forma minuciosa a conhecer o problema de seus clientes, assim, utiliza as melhores técnicas do mercado de acordo com a necessidade encontrada. Uma investigação ambiental bem feita é um dos principais motivos dos excelentes resultados da Éllu Ambiental na recuperação de áreas contaminadas. Para um resultado satisfatório, devem ser analisados diversos fatores e características do local, principalmente na primeira etapa dos estudos, onde será traçado o plano de recuperação da área.

Esta etapa é considerada a mais importante para eficiência da investigação, uma vez que serão levantados todos os dados pertinentes ao local, para posterior análise da melhor estratégia de investigação a ser empregada.

Gostou? compartilhe!