Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662

Análise de Risco

Análise de Risco


A análise de risco tem como principal objetivo avaliar se as concentrações dos contaminantes presentes na área encontram-se em níveis superiores as máximas concentrações aceitáveis (CMAs) para os receptores existentes no local, trazendo prejuízos à saúde humana e ao meio ambiente.

As ferramentas de suporte utilizadas são as planilhas para cálculo do risco publicadas pela CETESB em outubro de 2009 e atualizadas em maio de 2013, em conformidade com a Decisão de Diretoria nº 038/2017/C da CETESB.

Essas planilhas são aplicadas na quantificação do risco à saúde humana em áreas contaminadas sob investigação e no estabelecimento de concentrações máximas aceitáveis (CMAs), auxiliando os profissionais que atuam no gerenciamento de áreas contaminadas na elaboração de Planos de Intervenção.

As planilhas possibilitam a quantificação dos riscos para substâncias não carcinogênicas e carcinogênicas, individual e cumulativo, considerando os cenários de exposição e substâncias químicas selecionadas pelo usuário, bem como o cálculo das CMAs para essas substâncias.