Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662

Desativação de Tanques Subterrâneos e Laudo de Fundo de Cava

Desativação de Tanques Subterrâneos e Laudo de Fundo de Cava


A desativação de tanques subterrâneos e a elaboração do laudo de fundo de cava devem seguir as recomendações do “Procedimento para Remoção de Tanques e Desmobilização de Sistema de Armazenamento e Abastecimento de Combustíveis”, descrito no Anexo VI da Decisão de Diretoria Nº 010/2006/C da CETESB.

Antes de iniciar a escavação, os tanques são hidrojateados e esgotados, na sequência, é realizada a desgaseificação dos mesmos por ventilação, e por fim, são executadas medições do nível de explosividade dos tanques.

A abertura das cavas é realizada através de retroescavadeira. São coletadas então, amostras de solo para medições dos teores de compostos orgânicos voláteis (VOC), auxiliando na seleção da amostra a ser enviada ao laboratório para análises químicas das substâncias de interesse.

Todo o solo removido é depositado novamente nas cavas e compactado junto com pó de brita, com auxílio da retroescavadeira.

Após o recebimento das análises químicas, é constatada a presença ou ausência de contaminação em fase retida, sendo determinadas as próximas etapas para o gerenciamento de áreas contaminadas.