Rua Labatut, 71 - São Bernardo do Campo - SP 11 4941-3662

Investigação Detalhada

Investigação Detalhada


A investigação detalhada compreende a terceira etapa do gerenciamento de áreas contaminadas.

O principal objetivo da investigação ambiental detalhada é delimitar a contaminação identificada na etapa anterior (investigação ambiental confirmatória), seja ela em fase livre, retida ou dissolvida.

Para delimitação da contaminação em fase retida, são realizadas sondagens de investigação para coleta de amostras de solo em pontos estratégicos. Já para a água subterrânea, são instalados poços de monitoramento na porção rasa do aquífero para delimitação da contaminação no plano horizontal e poços multiníveis na porção mais profunda do aquífero para delimitação da contaminação no plano vertical.

As amostras coletadas são encaminhadas para análises químicas das substâncias de interesse por laboratórios acreditados conforme exigências legislativas.

Após o dimensionamento da contaminação, o modelo conceitual é atualizado subsidiando a próxima etapa de investigação, que consiste na realização da avaliação de risco à saúde humana e ao meio ambiente, considerando todos os compostos químicos observados em concentrações superiores aos valores de intervenção.